O Santos acertou o empréstimo de Vinícius Zanocelo ao Rio Ave, de Portugal, no mercado da bola. Ele vinha trabalhando em horários alternativos no Centro de Treinamento Rei Pelé enquanto aguardava a diretoria definir seu futuro.
A Agência RTI Esporte apurou que a liberação do jogador será de forma gratuita, ou seja, sem compensação financeira. O meio-campista alvinegro vai assinar contrato com o Rio Ave até junho de 2026. Ele é aguardado nos próximos dias para realizar exames médicos e testes fisiológicos no novo clube.
As conversas foram conduzidas pelo empresário do jogador, Giuliano Bertolucci, da Bertolucci Sports, responsável por conduzir a carreira do jogador de 24 anos. Nos últimos dias, o agente chegou a receber contato do Athletico Paranaense.
No entanto, Santos e Rio Ave tinha conversas avançadas pelo jogador. Os clubes estavam na fase de troca de documentos. Além disso, o jogador não demonstrou interesse em defender o Furacão na Série B do Campeonato Brasileiro.
Em que pese a cessão ocorrer de forma gratuita, o Santos confia no potencial do jogador no clube português para garantir a venda no fim da temporada 2025/2026. O acordo só foi sacramentado após a inclusão da cláusula de opção de compra dos direitos econômicos.
Ainda segundo apurou a reportagem, o termo aditivo acabou sendo fixado pela diretoria alvinegra em 4 milhões de euros (R$ 25,6 milhões, na cotação atual). O Santos possui 60% dos direitos econômicos do atleta, enquanto os outros 40% pertencem à Ferroviária-SP.
Esta será a segunda passagem de Vinícius Zanocelo pelo futebol português. Na última temporada, por exemplo, teve passagem destacada pelo Estoril Praia. De junho de 2023 a julho de 2025, marcou dois gols e fez uma assistência em 46 partidas.
Quanto termina o contrato de Vinícius Zanocelo no Santos?
Antes de tudo, Vinícius Zanocelo surgiu para o futebol no Juventus-SP em 2016. Posteriormente, atuou por Ponte Preta, Ferroviária, Santos e Estoril Praia. Seu contrato com o Peixe termina em dezembro de 2027. A multa rescisória é de 10 milhões de euros (R$ 64,2 milhões).