Antes de mais nada, o Nacional, do Uruguai, intensificou o interesse na contratação do volante Felipe Carballo, que está fora dos planos do Grêmio. O jogador de 28 anos já comunicou à diretoria sua vontade de trocar de clube para recuperar o futebol e visibilidade internacional.
A Agência RTI Esporte apurou que Felipe Carballo, que esteve emprestado ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos, foi avisado pela diretoria tricolor de que não seria aproveitado pelo técnico Mano Menezes no restante da temporada.
Desde então, o uruguaio, que teve passagem sem brilho pela MLS (Major League Soccer), busca uma nova equipe para retomar a sequência de jogos. A saída do atacante Matías Arezo para o Peñarol também abriu espaço no elenco do Grêmio.
Desse modo, o nome de Felipe Carballo vem ganhando força para deixar o clube gaúcho. A negociação, segundo fontes ligadas ao departamento de futebol do Grêmio, é vista com bons olhos pelo meio-campista. Isso porque ele deseja reencontrar seu melhor nível atuando em casa.
Ainda segundo apurou a reportagem, Felipe Carballo, nos últimos dias, chegou a receber uma oferta do Athletico-PR. No entanto, o meio-campista uruguaio recusou o convite, pois não deseja disputar a Série B do Campeonato Brasileiro.
A escolha por voltar ao Uruguai também tem um objetivo claro: voltar ao radar de Marcelo Bielsa. Com a Copa do Mundo de 2026 no horizonte, Felipe Carballo entende que a mudança para o Nacional pode recolocá-lo na Seleção Uruguaia.
Felipe Carballo esteve presente em outras convocações do treinador argentino. Porpem, acabou perdendo espaço justamente por falta de ritmo de jogo. No Nacional, por exemplo, teria chance de disputar o Campeonato Uruguaio, além de estar sob os olhos do treinador.
Quanto o Grêmio pagou por Felipe Carballo?
Antes de tudo, Felipe Carballo chegou no Grêmio no dia 1º de janeiro de 2023. O clube gaúcho comprou o atleta junto ao Nacional, do Uruguai, por US$ 3 milhões (R$ 16,6 milhões, à época), no final de 2022. Seu contrato termina em dezembro de 2026.