O Fluminense tentou dar um passo ousado no mercado da bola. De olho na sequência da temporada, a diretoria tricolor fez uma proposta de US$ 4 milhões (R$ 22,2 milhões, na cotação atual) para contratar o atacante colombiano Santiago Moreno, de 24 anos, que atualmente defende o Portland Timbers, dos Estados Unidos.
A Agência RTI Esporte apurou que o Portland Timbers recusou a oferta tricolor. A negativa dos executivos não surpreendeu os bastidores da negociação. Isso porque o clube norte-americano detém apenas 20% dos direitos econômicos de Santiago Moreno, e por isso considerou a proposta do Fluminense baixa para liberá-lo.
O restante do passe pertence ao América de Cáli, clube que revelou o jogador e ainda mantém participação relevante em uma futura transferência. Santiago Moreno vem sendo um dos destaques da franquia da MLS (Major League Soccer) nas últimas temporadas.
Rápido, habilidoso e com boa visão de jogo, ele soma mais de 100 partidas pelo Portland Timbers e já desperta o interesse de outras equipes fora dos Estados Unidos, especialmente da América do Sul. Nos últimos dias, o atacante chegou a receber sondagens do River Plate, da Argentina. Porém, não houve avanço nas conversas.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Fluminense monitora o jogador desde o início do ano e entende que ele poderia agregar profundidade e velocidade ao time comandado pelo técnico Renato Gaúcho. Diante da resposta negativa, a diretoria tricolor avalia se irá apresentar uma nova proposta ou partirá para outro nome no mercado.
O clube ainda tem a esperança de convencer os norte-americanos a negociarem o jogador caso o valor seja ajustado ou se outro modelo de negócio for discutido. Não foi descartada a possibilidade de o Fluminense oferecer uma contrapartida técnica, ou seja, incluir jogadores na negociação.
Até quando vai o contrato de Santiago Moreno no Portland Timbers?
Enquanto isso, Santiago Moreno segue como titular no Portland Timbers e com moral em alta com a torcida. Na Colômbia, ele também é monitorado pela comissão técnica da seleção nacional e pode voltar a ser convocado na próxima Data Fifa.
Com contrato até dezembro de 2026, Santiago Moreno mantém o foco na temporada da MLS. No entanto, vê com bons olhos um retorno ao futebol sul-americano em algum momento. No entanto, para isso acontecer, será necessário que os valores agradem todas as partes envolvidas.