Primeiramente, o Botafogo foi surpreendido pelo Cruzeiro na tarde deste domingo, no Estádio Nilton Santos. Pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time celeste venceu por 2 a 0, com gols de Cristian e Matheus Pereira ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Cruzeiro chegou a 11 vitórias em 18 jogos e segue com o melhor ataque da competição, ao lado do Flamengo. Já o Botafogo teve atuação apagada e deixou o campo sob vaias da torcida presente.
Na próxima rodada, o Botafogo vai visitar o Fortaleza, sábado, 9 de agosto, às 20h30 (de Brasília). Para este jogo, o técnico Davide Ancelotti não contará com Alexander Barboza e Allan vão desfalcar o time pelo acúmulo de cartões. O Cruzeiro jogará contra o Santos, domingo, 10, no Mineirão, às 18h30.
Como foi o primeiro tempo?
O primeiro tempo entre Botafogo e Cruzeiro foi marcado por intensidade desde os primeiros minutos, com a equipe mineira pressionando mais e criando as melhores chances. Kaio Jorge, para os mineiros, e Alex Telles, pelos cariocas, chegaram com perigo. Enquanto isso, o goleiro John enfrentava dificuldades com o sol e teve atuação insegura. Aos 22 minutos, após reposição errada e saída mal feita do goleiro, Christian aproveitou cruzamento rasteiro de Kaiki Bruno e abriu o placar para o Cruzeiro.
O Botafogo tentou reagir e chegou a ter um pênalti marcado a seu favor, após Arthur cair na área. No entanto, após revisão do VAR, o árbitro verificou que não foi falta. Com espaços, o Cruzeiro aproveitou a desorganização defensiva do adversário. Aos 40, Kaio Jorge arrancou desde o campo de defesa, deixou Barboza para trás e cruzou para Matheus Pereira ampliar o placar. O time mineiro ainda quase marcou o terceiro com Christian em jogada ensaiada de escanteio.
Apesar de maior posse no fim da etapa, o Botafogo teve dificuldades para furar a marcação do Cruzeiro, que diminuiu a pressão. Mesmo assim, seguiu controlando bem as ações. A equipe de Fernando Seabra foi mais eficiente e foi para o intervalo com vantagem de 2 a 0 no placar, atuando com consistência no Nilton Santos.
Como foi o segundo tempo?
O Botafogo voltou do intervalo com David Ricardo no lugar de Kaio, que sentiu a coxa. A equipe carioca tentou pressionar, mas encontrou dificuldades diante de um Cruzeiro bem postado. Savarino teve boa chance em bicicleta, e Arthur finalizou por cima após cruzamento de Vitinho.
Apesar das mudanças feitas por Ancelotti, como as entradas de Joaquín Correa, Newton e Cuiabano, o Botafogo falhou nas finalizações. Arthur Cabral perdeu boa chance e foi vaiado. Savarino quase marcou em belo lançamento, mas parou na trave. Cássio também salvou em cabeceio de Barboza.
Por fim, o Cruzeiro administrou a vantagem com solidez defensiva e ainda ameaçou com Matheus Pereira. No fim, vitória por 2 a 0 e liderança provisória do Brasileirão garantida. O Nilton Santos recebeu 35.106 torcedores, mas o time da casa saiu vaiado após mais uma atuação sem poder de reação.