O Botafogo já escolheu a sua alternativa caso o goleiro John deixe o clube para defender o West Ham, da Inglaterra. O experiente Neto, de 36 anos, aceitou as bases salariais propostas pelo Botafogo e está pronto para viajar ao Rio de Janeiro. A conclusão do negócio só será feita quando a saída de John for concretizada. O goleiro ainda deve jogar na quarta-feira, 06, contra o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil.
Neto, que pertence ao Bournemouth, da Inglaterra, não vem sendo utilizado pelo clube inglês e tem um elevado salário. Neste sentido, o goleiro deseja deixar o clube para tentar se firmar em alguma equipe, enquanto o Bournemouth também quer aliviar o seu caixa. A transferência para o Botafogo não envolve custos financeiros pela negociação.
A expectativa é que a saída de John aconteça ainda nesta semana. O Botafogo recebeu uma primeira oferta que chega a 10 milhões de euros (cerca de R$ 63,7 milhões na cotação atual). Apesar do valor, a diretoria não tinha a intenção de negociar John, mas o desejo do goleiro em disputar a Premier League tem peso nas negociações.
Focado no jogo com o Red Bull Bragantino, o Botafogo deve reabrir as conversas com o West Ham somente após essa partida. Desse modo, se tudo caminhar de maneira positiva, John será liberado e nem vai enfrentar o Fortaleza, no sábado, 09, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. Neto, que já tem acordo encaminhado, seria então autorizado pelo Botafogo a viajar até o Brasil.
Qual é o desempenho recente de Neto?
Revelado nas categorias de base do Athletico Paranaense, Neto passou a se destacar em 2010, quando disputou 40 jogos pelo clube e acabou negociado com a Fiorentina da Itália. Aliás, Neto também passou por Juventus, Valencia, Barcelona, Bournemouth e Arsenal.
Recentemente, a temporada de maior aproveitamento do goleiro brasileiro aconteceu em 2023/24. Na ocasião, disputou 32 partidas pelo Bornemouth. Na sequência, acabou emprestado ao Arsenal, mas disputou apenas uma partida pelo clube.