Rafael Câmara conquistou o título da Fórmula 3 no último domingo (03), em prova realizado no autódromo de Hungaroring, na Hungria. A vitória do brasileiro aconteceu a bordo de um carro da Trident.
A equipe tem conquistado o seu espaço nas categorias de base do automobilismo europeu. Fundada em 2006, a Trident é um time italiano que já faturou títulos na Fórmula 3, além de ter disputado categorias como GP2 e Renault Series.
Vale ressaltar que diversos pilotos com passagens pela Fórmula 1 iniciaram as suas carreiras na equipe. Entre eles estão Valterri Bottas, na GP3 Series de 2010; Pastor Maldonado, na GP2 Series de 2007; Stoffel Vandoorne, na World Series da Renault em 2013; Romain Grosjean, na GP2 em 2008; Esteban Ocon, na GP3, em 2015 e Gabriel Bortoleto, que se sagrou campeão da Fórmula 3 pela Trident.
Destes pilotos, nenhum se sagrou campeão a bordo de um carro da Trident. No entanto, os italianos contabilizam dois títulos importantes na Fórmula 3: o Mundial de Construtores, em 2023, e o Mundial de Pilotos com Rafael Câmara, em 2025.
Trident não é a mais tradicional
A Trident Racing busca o seu espaço nas principais categorias de base do automobilismo europeu. No entanto, o time de Rafael Câmara ainda não possui a força midiática de equipes como Prema, ou ART.
A estrutura do time pode ser considerada sólida e a Trident é um verdadeiro celeiro de pilotos campeões. Entrre os destaques está Gabriel Bortoleto, que conquistou a taça pela equipe na temporada 2023 da Fórmula 3.
Por fim, com o primeiro título de Rafael Câmara a Trident pode ganhar ainda mais notoriedade no automobilismo mundial.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e Threads.